AKYS CAM

DESCRIÇÃO DO TRABALHO

A AKYS CAM é a evolução de uma câmera que integra o KitBio, conjunto de equipamentos de cadastramento biométrico dos eleitores brasileiros utilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A AKYS CAM foi desenvolvida pela DDID em parceria com a empresa Akyama para suprir a necessidade de um equipamento específico para esta função, com menor custo, tamanho compacto e facilidade de logística de transporte, uma vez que é enviada para todo o território nacional.

 

IDEIA

A empresa Akyama utilizava uma câmera de marca genérica que não supria as necessidades do TSE. Era um equipamento caro e com especificações técnicas que não atendiam a demanda do cliente. O tamanho dificultava seu armazenamento e transporte, além de ter a usabilidade questionada pelos operadores da máquina.  

 

EXECUÇÃO

 

A DDID desenvolveu a AKY CAM em parceria com a equipe de engenharia eletrônica da Akyama. Para isso, foi criado um sistema de prototipagem in company e realizados testes até chegarmos ao produto final. O principal desafio foi criar uma câmera compacta, de fácil armazenagem e transporte, leve e de fácil manuseio.

 

 

RELEVÂNCIA E ADEQUAÇÃO

Um dos grandes diferenciais da AKYS CAM é a modularidade, já que a câmera pode ser utilizada sozinha, com ou sem flash, ou apenas com flash interno, atendendo as várias configurações que os espaços do TSE em todo o país dispõem.  A AKYS CAM é um equipamento que além das facilidades de manuseio, armazenagem, transporte e do baixo custo, é também multiuso. Hoje o sistema de cadastramento do TSE identifica por meio da impressão digital, mas a AKYS CAM foi desenvolvida para capturar imagens e também fazer o reconhecimento facial dos eleitores, uma ferramenta altamente tecnológica de identificação e que poderá ser utilizada futuramente pelo órgão sem a necessidade de adquirir um novo equipamento.