Inversor de Frequência Provolt

DESCRIÇÃO DO TRABALHO

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a DDID no surgimento da necessidade de redesenhar o inversor de frequência que a algum tempo apresentava problemas de usabilidade e alto custo de produção. Com este novo projeto foi possível propor novas soluções formais e estudos de usabilidade aliados a processos produtivos de baixo custo

 

IDEIA

Sem sombra de dúvida o principal desafio foi possível estudar todos os processos produtivos envolvidos na fabricação e propor novas soluções estéticas, mais simples de serem produzidas e sem fugir dos processos industriais já utilizados na primeira versão do inversor Provolt. Focados nas soluções funcionais em ordem de prioridade nos projetos, através da metodologia de projeto da DDID, que enfatiza bastante o apelo ao aumento da percepção visual do produto através do design vinculado a redução de custos de produção, foi possível reavaliar todo projeto desde sua configuração mecânica de funcionamento. Ao invés de utilizarmos basicamente chapas metálicas para fazer o fechamento inferior e superior do produto, por serem de alto custo e processo de montagem complexo, optamos por desenvolver peças plásticas injetadas. Além disso, toda carenagem superior e o controle IHM, também foram redesenhados de modo a contribuir com a usabilidade do produto.

 

EXECUÇÃO

 

A DDID possui um sinergia muito interessante no tocante ao desenvolvimento de produtos e novos projetos, isso contribuiu diretamente no bom andamento e resultado que esse produto alcançou. Não se limitam aos processos criativos, sempre levantam hipóteses e ideias que fogem um pouco do "pensamento tradicional" no ato de projetar. Esse é um dos grandes diferenciais da DDID, conseguir aliar o viés técnico, que é indispensável, a soluções formais diferenciadas. O Inversor Provolt é mais um exemplo deste modo de projetar.

 

 

RELEVÂNCIA E ADEQUAÇÃO

Aumentar a percepção de valor do produto e contribuir diretamente no impulsionamento das vendas são um dos pontos mais importante neste projeto. Através do design posicionamos o produto em um outro nível, agregamos valor reduzindo custos, que por consequência potencializa resultados.